top of page
Buscar
  • Eko Sistema

Como tirar ar do cano? Siga esses passos


Problema recorrente em algumas residências, a entrada de ar no cano atrapalha a distribuição da água da caixa pela tubulação da casa, fazendo com que ela não chegue a determinados pontos do imóvel, deixando os moradores sem água durante um bom tempo.


A entrada de ar na tubulação acontece em determinadas situações que levam à interrupção da distribuição de água, como por exemplo quando é realizada a limpeza periódica da caixa d’água, nos casos de suspensão da água da rua ou quando o registro do imóvel é fechado voluntariamente para a realização de um conserto no encanamento.


Em ocasiões como essas, o ar acaba entrando pela tubulação e, quando a água volta, ela não consegue chegar ao chuveiro e às torneiras, mesmo a caixa d’água estando cheia novamente. Como tirar ar do cano? Para resolver esse problema, siga as dicas abaixo!


Como tirar o ar do cano


Para tirar o ar do cano de água, há alguns truques bem simples e práticos, que ajudam a eliminar o problema em pouco tempo. Primeiramente, é necessário encontrar um lugar onde seja possível tirar o cano, registro ou tubo acoplado à tubulação do imóvel.

Uma das opções é removendo a conexão do vaso com caixa acoplada (Foto: Pixabay)

Possui um vaso sanitário com caixa acoplada em casa? Esse modelo é uma ótima opção para o trabalho. Retire a conexão entre o cano da parede e o tubo ligado ao vaso (é só desenroscar o tubo ligado ao cano) até que a água comece a jorrar. Não se esqueça de colocar um balde próximo à parede para receber a água e evitar molhar o piso.


Deixe a água sair até que esteja um fluxo bem forte, e então feche novamente a conexão. Em seguida, abra as torneiras e ligue o chuveiro, para conferir se o fluxo de água voltou ao normal.


Outras dicas


Entre as dicas para tirar ar do cano, outra opção muito usada é a remoção do registro do chuveiro. Para tanto, você vai precisar de algumas ferramentas, como chave de fenda, chave de boca ou chave de grifo.


Retire o registro até que a água comece a jorrar (use um balde para aparar a água) e deixe-a sair até ficar com um fluxo mais forte. Coloque o registro de volta na parede e faça o teste para verificar se a água já está saindo normalmente.

Você também pode tentar remover o registro do chuveiro (Foto: Reprodução internet)

Existe também a possibilidade de remover o registro da ducha higiênica, caso você possua esse acessório em seu banheiro. Basta seguir os mesmos passos acima, utilizando as ferramentas e o balde.


E para prevenir a entrada de ar no cano, lembre-se de fechar o registro geral sempre que houver cortes de água no imóvel ou for realizada alguma manutenção ou conserto. Só volte a abrí-lo 20 minutos depois do retorno da água ou do fim do conserto. Isso evita que a água empurre o ar para dentro da tubulação.


Aparelho que tira ar da tubulação


No mercado, é possível encontrar aparelhos que evitam a entrada de ar na tubulação e que também prometem reduzir o valor da conta de água. Eles são conhecidos como válvula bloqueadora de ar, eliminador de ar, bomba d’água e suspiro de ar, entre outros nomes.


Porém, a eficácia desses aparelhos não é 100% comprovada, e, além disso, eles podem contaminar a água, se não forem instalados corretamente. Caso opte pelo uso de um desses produtos, procure profissionais especializados na instalação.


Fonte: https://www.tudoconstrucao.com/como-tirar-ar-do-cano-siga-esses-passos/

123.416 visualizações12 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page