top of page
Buscar
  • Eko Sistema

6 dicas para economizar água e pensar mais no planeta



Conhecer dicas para economizar água é algo fundamental para a preservação desse recurso natural tão importante na nossa vida. Afinal, a água pode parecer abundante no planeta, mas, de fato, apenas uma pequena parte dela pode ser consumida no dia a dia.


Aliás, alguns dados sobre o assunto servem como um alerta para todos. Até 2050, a falta de água pode atingir 5 bilhões de pessoas no mundo, de acordo com um relatório feito pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Pode parecer distante ou até mesmo difícil de imaginar um futuro assim, mas é necessário agir hoje mesmo — e cada um pode fazer a sua parte. Então, para começar, que tal colocar em prática algumas dicas para economizar água? Confira a seleção abaixo!


1. Conserte vazamentos

Sem dúvidas, uma das principais dicas para economizar água é consertar os vazamentos da sua casa. Para tanto, verifique primeiro a cozinha e os banheiros, pois são lugares que costumam apresentar algum tipo de problema. Depois, observe se existem sinais de vazamento ou manchas nas paredes dos demais cômodos, especialmente atrás de armários grandes.


Se você constatar que tem algo de errado ou que não está funcionando muito bem, procure uma empresa especializada em consertos de vazamentos ou informe o proprietário do imóvel, se for o caso.


E um dado importante para quem acha que um gotejamento não significa muita coisa: uma torneira pingando pode representar um desperdício de aproximadamente 10 mil litros de água por ano. Ou seja, um vazamento é prejudicial para o planeta e ainda pesa no seu orçamento doméstico!


2. Preste atenção no banheiro

O banheiro é uma área da casa em que é possível aplicar muitas dicas para economizar água. Ao escovar os dentes, por exemplo, deixe a torneira fechada. Apenas abra quando realmente precisar ou, se possível, utilize um copo com água para fazer o bochecho.


Tem o costume de tomar banhos muito demorados? Esse hábito pode custar caro para o planeta! Evite passar muito tempo com o chuveiro aberto e feche a torneira na hora de se ensaboar — principalmente quando for lavar o cabelo.


Uma dica: diminuir o tempo de banho de 15 para 5 minutos pode representar uma economia de 90 litros de água, segundo dados do governo de São Paulo.


A descarga do vaso sanitário é outro ponto que pode causar muito desperdício de água. O ideal é que ela esteja funcionando corretamente e que o sistema seja o mais econômico possível. Em geral, o modelo com uma caixa de água é o mais indicado.


3. Tenha cuidado na cozinha

Assim como o banheiro, a cozinha também é um lugar para prestar atenção quando o assunto é economizar água. Para lavar a louça, siga a mesma dica do banho, ou seja, ensaboe todos os itens primeiro e, depois, retire o sabão com a água.


Além disso, retire restos de comida e siga uma ordem na hora de enxaguar, começando pelos objetos mais leves, como copos e talhares. Panelas, formas e potes maiores ou mais sujos ficam por último.


Se você usa máquina de lavar louças, certifique-se de utilizá-la quando estiver com a capacidade completa. Nada de ligar a máquina para apenas um prato e um copo, certo? Dessa forma, ela pode ser muito eficaz para reduzir o uso de água.


4. Capte e reutilize água

Captar e reutilizar água também faz parte da lista de dicas para economizar. Quem mora em casa pode investir em sistemas para a captação da água da chuva, com implementação de cisternas e calhas, por exemplo.


Por outro lado, você também pode captar a água utilizando baldes. Para tanto, basta deixá-los em um lugar mais aberto e que tenha incidência de chuva. Depois, armazene, feche com uma tampa e use para regar plantas, passar pano ou lavar o chão.


Apenas tenha em mente que a água da chuva não é tratada e, portanto, é melhor evitar a ingestão dela.


5. Use bem a máquina de lavar roupas

Por falar em reutilização, reaproveite a água expelida pela máquina de lavar roupas tanto para a limpeza da casa quanto para a descarga do vaso sanitário.


Assim como a lava louças, a máquina para lavar roupas deve ser usada na capacidade máxima indicada. Se você mora sozinho, uma boa dica é acumular uma certa quantidade e lavar tudo uma vez na semana, por exemplo. Caso viva com mais pessoas, é possível determinar dias certos para a lavagem.


Tenha em mente que essa prática é muito positiva, pois, em média, uma máquina com capacidade para 8 kg pode gastar até 125 litros de água em apenas uma lavagem completa. Muita coisa, não é mesmo?


6. Consuma de forma consciente

Por fim, uma das mais importantes dicas para economizar água: consuma de forma consciente. Hoje, com tanto acesso à informação, você pode pesquisar sobre quais são os produtos e até alimentos que necessitam de muita água para serem produzidos.


Uma reportagem publicada pela Folha indica que para produzir uma simples folha de papel são utilizados 10 litros de água! Já durante a fabricação de apenas um carro são usados 400 mil litros.


A produção de alimentos também necessita de muita água. Você sabia, por exemplo, que para você consumir 1 quilo de carne bovina são usados 17 mil litros de água? Ou que uma simples barra de chocolate precisa de quase 2 mil litros?


Sem dúvidas, esses números impressionam e são capazes de provocar uma reflexão sobre aquilo que compramos. Portanto, tenha consciência do impacto que os seus hábitos de consumo podem causar nos recursos naturais.


Somado a isso, lembre-se também de colocar em prática as demais dicas para economizar água. Além de contribuir para o planeta como um todo, você ainda tem a possibilidade de cortar gastos desnecessários e aprender a viver somente com aquilo que realmente precisa.


Gostou dessas dicas para economizar água? Então, aproveite para baixar o nosso e-book sobre consumo consciente, entender mais sobre o assunto e ainda saber como colocá-lo em prática na sua vida!


Fonte: https://blog.racon.com.br/sustentabilidade/dicas-para-economizar-agua-e-pensar-mais-no-planeta/

124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page