top of page
Buscar
  • Eko Sistema

Os benefícios econômicos do reuso da água na arquitetura




O brasileiro gasta em média 160 litros de água por dia. Apesar das campanhas governamentais de conscientização sobre escassez e preservação de água, a maioria das residências acaba desperdiçando esse precioso recurso.


Os benefícios do reúso da água e dos sistemas de tratamento de água residuais vão além dos ambientais, são também econômicos.

Com base em tal assertiva os arquitetos cada vez mais utilizam o conceito de casa sustentável, através do reúso da água e tratamento de água residual em seus projetos residenciais e comerciais.


O primeiro passo para aumentar a economia de água em residências é a redução do uso de água potável para fins de higiene e limpeza.


Existem duas maneiras eficazes de fazer isso:

coletar água da chuvareutilizar a água de lavagem interna.

Os projetos de arquitetura sustentável possuem cisternas acima ou abaixo do solo que coletam e armazenam a água que escorre de telhados e outras superfícies impermeáveis, bem como água de máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar louça, banheiras e pias. Essa água não inclui resíduos humanos ou esgoto.


Água da Chuva A fonte de água mais econômica é a chuva. Uma única tempestade de 25 mm de chuva em um grande quintal possibilita a economia equivalente a mais de 250 banheiras cheias de água.


As primeiras estratégias de economia na construção valorizam um único telhado inclinado o que permite que o escoamento seja coletado em um só lugar. Os tanques de coleta da água da chuva podem servir como um fornecimento local para regar o gramado e jardim da casa, além de descarga de banheiros e água para lavar carros e quintal.


Existem diferentes graus de tratamento e filtração que podem ser instalados em conjunto com a cisterna, dependendo de como você pretende usar a água.


Reúso da Água O tratamento de água residual é uma prática em evolução significativa e inovação real ao longo dos anos. Os sistemas de tratamento de água residual geralmente compreendem os mesmos componentes básicos:

Tubos para coleta na fonte e transporte para um mecanismo de filtragem;Tanque séptico ou de armazenamento onde o líquido é coletado e mantido para tratamento ou submetido a tratamento; Sistema de filtração para remover resíduos e detritos.A maioria dos sistemas também requer uma bomba para mover as águas residuais filtradas para o seu ponto de reutilização, embora muitos aproveitem a gravidade.

A instalação de um sistema de água de reúso em conjunto com outros métodos de redução de água – como acessórios de baixo fluxo (torneiras, chuveiros, descargas) e coleta de água da chuva – é um grande passo para reduzir o consumo geral de água potável de uma casa ou um edifício.


Fonte: https://fusati.com.br/beneficios-economicos-do-reuso-da-agua-na-arquitetura/

43 visualizações0 comentário
bottom of page